O retinol é um poderoso aliado no combate aos sinais de envelhecimento, ajudando a reduzir a aparência de rugas finas, combater a acne e revelar uma pele radiante e suave. No entanto, devido à sua potência, existem algumas recomendações sobre como e quando aplicá-lo. A principal diretiva? Aplicar retinol à noite.
Porque aplicar Retinol apenas à noite
A principal razão para usar retinol apenas à noite é porque o ingrediente pode ser decomposto pela luz ultravioleta.
Se aplicar retinol de manhã, corre o risco de o inativar antes de ter tempo para exercer os seus efeitos benéficos. Embora teoricamente possa aplicá-lo de manhã, pode estar a diminuir a sua eficácia.
Compre com descontos
Registe-se aqui para desbloquear os benefícios
O que acontece à sua pele durante a noite
Os ritmos circadianos, conhecidos como o relógio biológico, são sinais químicos e elétricos que regulam todos os processos no seu corpo — incluindo a sua pele. Durante a noite, esses sinais indicam à sua pele que deve reparar e regenerar-se, desencadeando uma série de eventos, incluindo:
- Aumento na permeabilidade da barreira cutânea.
- Proliferação de células da pele.
- Reparação de danos causados pela exposição aos raios UV.
- Aceleração da cicatrização de feridas.
O que o retinol faz pela sua pele
Este potente antioxidante, quando aplicado topicamente, passa por duas reações químicas (tornando-se ácido retinoico) antes de se ligar a recetores especiais nas células da pele chamados RARs. Uma vez fixadas, estas moléculas de ácido retinoico dizem às suas células da pele para se dividirem mais rapidamente.
Assim, o retinol aumenta o ciclo da pele, o que significa que a sua pele está mais nova e fresca quando o está a utilizar, e a descamar aquelas células mais antigas e resistentes na superfície com mais frequência.
Por que é melhor usar retinol à noite
Agora que temos uma melhor compreensão de como funciona exatamente o retinol, faz sentido aplicá-lo à noite.
- Para coincidir com o seu ciclo natural da pele. Como a divisão celular atinge o pico à noite — aquele ritmo circadiano que mencionámos anteriormente — aplicar retinol à noite apoia eficientemente as suas células.
- Para evitar conflitos com outros ingredientes ativos. Utilizar retinol ao mesmo tempo que AHAs altamente concentrados, vitamina C e peróxido de benzoíla pode causar perda de eficácia, bem como irritação em algumas pessoas.
- Porque se decompõe à luz do sol. Estudos indicam que a exposição aos raios UV altera quimicamente a composição dos retinoides, tornando-os menos eficazes.
Proteção solar durante o dia
O retinol pode tornar a pele mais sensível à luz solar. Portanto, é importante utilizar um protetor solar de amplo espetro durante o dia para prevenir danos causados pelos raios UV e garantir a saúde da sua pele.
É recomendado também limitar a exposição solar enquanto estiver a utilizá-lo.
Comece devagar
Se é novo no uso de retinol, introduza este ingrediente gradualmente na sua rotina. Comece por adicionar um pouco à sua rotina noturna, poucas vezes por semana e cerca de uma quantidade do tamanho de uma ervilha.
Aumente a frequência a cada poucas semanas, à medida que a sua pele se ajusta e se torna mais tolerante.